Diário de uma (quase) caloura: Eu amo trabalho em grupo, só que não

Acho que um dos piores males da sociedade é não saber "trabalhar em grupo". Você já parou para pensar que se todo mundo trabalhasse em grupo direito o mundo seria bem mais bonito e feliz? Mas por algum motivo estranho, as pessoas simplesmente não se esforçam o mínimo para que qualquer atividade que exija um número maior do que duas pessoas dê certo.


Eu sinceramente, não sei o que odeio mais: as pessoas que não fazem nada ou as que não decidem nada. Se um dos males da sociedade são os trabalhos em grupo, o maior mal de um trabalho em grupo é o silêncio.

Gato(a), deixa eu te explicar uma coisa. Um trabalho em grupo pressupõem uma troca de ideias onde se busca chegar em um concesso do que os membros do grupo acreditam (ou minimamente aceitando) para que possa ser dividida as tarefas e, principalmente, para que o trabalho se concretize. 

Agora, queridinho(a), imagina se não existisse aquele ser humano iluminado que falasse "Precisamos resolver as coisas", enquanto todo o resto do grupo se silencia. Não é muito difícil chegar a conclusão que dessa história só sairá estresse ou, ainda pior, não sairá nada. 

Para uma atividade em grupo funcionar é fundamental que todos FALEM, que todos OUÇAM e que todos FAÇAM a sua parte. Como diz o velho ditado: "O combinado não sai caro". E para que deixar tudo para última hora e fazer um trabalho porcaria, se o diálogo está aí para resolver (quase) todos os nossos problemas?

Tipos de pessoas em um grupo de trabalho


Líder
Ele terá as principais ideias e tentará organizar tudo o máximo possível. SE, o grupo colaborar. Ele pode ter algumas variações como: líder-relapso, líder-indeciso, líder-sistemático, líder-chato, líder-ditador, etc.


Pro-ativo
Será aquele membro do grupo quando você mal vê ele já fez metade do trabalho.


Ajudante
Aquele que sempre está disposto a pesquisar algo, completar algo, dizer algo... Ele é o do tipo que faz a sua parte, mas precisa de um orientação sobre o que fazer.


Diplomata
O membro que tentará ver o que é melhor para todos no grupo. Muita das vezes, ele pode empacar a vida de um líder-sistemático ou ditador. Já que na tentativa de agradar todo mundo, o trabalho nunca sairá do lugar.


Aleatório
Diferente do próximo tipo de membro de um grupo, ele sabe e participa das reuniões, mas por algum motivo ele resolve falar que seria uma boa ideia acrescentarmos a história formiga e da cigarra para explicar a revolução burguesa.


Atrasado
Aquele que sempre se atrasa nas reuniões e nos assuntos do trabalho. E podem ter dois tipos desse ser: o atrasado que concorda com tudo (afinal, já está tudo resolvido) e o atrasado "quero dar minha opinião" (mesmo que já esteja tudo resolvido e normalmente é algo que mudaria 80% do trabalho).


Fantasma
O maior popular de todas e que dificilmente um grupo fica sem. O membro fantasma existe exclusivamente para completar o número mínimo exigido para realização do trabalho e o nome dele só constará no trabalho por pena do resto do grupo (mesmo ele não falando ou feito nada durante o trabalho). Ele normalmente só aparece quando chamado três vezes pelo menos!



Por fim, não é que eu odeio trabalho em grupo. Eu odeio quem não sabe trabalhar em grupo!

Um comentário:

  1. rapazzzzzzzzzzzzz posso dizer que em todos esses anos e duas faculdades já fui todos hahahahahah juro a você

    ResponderExcluir